Nossa jornada no mundo da informação digital começou, procurando de uma forma simples e eficaz mostrar um pouquinho da nossa gente, música, entretenimento, gastronomia, sociedade e tudo que esteja relacionado com Pernambuco. Estamos abertos a sugestões, críticas e parcerias porque afinal de contas aqui o Domínio é Público.

quarta-feira, julho 02, 2008

BEM IMATERIAL E CULTURAL DE PERNAMBUCO


Recentemente reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial, o bolo-de-rolo é um exemplo de iguaria que traz em si, um forte traço de Pernambuco. Além disso, o tradicional bolo é também um exemplo da diversidade de nossa cultura, pois para especialistas na história da gastronomia brasileira, o bolo de rolo nasceu no Nordeste do Estado com a chegada dos portugueses que se instalaram nas casas grandes dos engenhos de açúcar.

Ao chegarem por aqui as damas lusitanas tiveram que deixar de utilizar ingredientes que antes eram destaque em suas receitas como maçã, amêndoas, pinhões, cravo, canela e gengibre. Em troca foram experimentando novos gostos característicos da nova terra como caju, goiaba, banana, abacaxi, amendoim, milho, coco, mandioca. Diante disso, começaram a modificar boa parte das receitas originais que faziam em Portugal, substituindo ingredientes.

Assim surgia um dos mais tradicionais bolos de Pernambuco a partir de uma nova leitura da "colchão de noiva" português - trocando, na receita, seu recheio de amêndoa por um de goiaba. E passou-se a enrolar esse bolo em camadas cada vez mais finas. Como um rolo. O nome surgiu disto. A receita é basicamente a mesma, em todos os estados do Nordeste, mas o feito em Pernambuco, tem uma maneira peculiar no preparo, o que caracteriza a finura das camadas.

Confira a receita para preparar o bolo de rolo, uma sobremesa típica de Pernambuco.

Primeiro o recheio:

A goiabada de uma lata deve ser cortada em cubos, que vão para a batedeira com meio copo d'água. Bata até a mistura ficar cremosa. Depois, cozinhe até ferver. Despeje um cálice de vinho do porto pra dar um gostinho especial. Separe e deixe esfriar.

Agora a massa:
Ingredientes:
250 gramas de açúcar.
250 gramas de manteiga.
250 gramas de farinha de trigo.
05 ovos.


Preparo:
Bata bem a manteiga e o açúcar. Acrescente, um a um, os 5 ovos. Por último a farinha de trigo. Prepare a forma de alumínio, que deve ser untada com manteiga e um pouco de farinha de trigo. Espalhe a massa bem fininha, de preferência com um pincel. A massa vai para o forno pré-aquecido. Como é muito fina, assa rápido, 3 minutos no máximo.
Vire o bolo num pano de prato, coberto com açúcar. Espalhe a goiabada derretida e comece a enrolar ainda quente. O bolo deve ser servido frio. Fonte : Culinária-Jornal Hoje.

Nenhum comentário:

Vips