Nossa jornada no mundo da informação digital começou, procurando de uma forma simples e eficaz mostrar um pouquinho da nossa gente, música, entretenimento, gastronomia, sociedade e tudo que esteja relacionado com Pernambuco. Estamos abertos a sugestões, críticas e parcerias porque afinal de contas aqui o Domínio é Público.

quarta-feira, julho 09, 2008

CABO,131 ANOS DE HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO.

Hoje são comemorados os 131 anos de emancipação política da cidade do Cabo de Santo Agostinho.
A história da cidade teve início bem antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Assim como boa parte do território brasileiro, o Cabo era povoado por indígenas da etnia caeté.
Em 1560 João Paes Barreto já instituía o Morgado de Nossa Senhora da Madre de Deus do Cabo de Santo Agostinho, vinculando o Engenho Madre de Deus, depois chamado de Engenho Velho. A escritura foi redigida em 28 de outubro de 1580.
Segundo afirma Sebastião de Vasconcelos Galvão, autor do Dicionário Iconográfico, Histórico e Estatístico de Pernambuco, o povoamento sede do Município vem de 1618; antes dessa data compunha-se de alguma casas esparsas, distantes uma das outras.
Pouco mais de dois séculos após ter passado de povoação para predicação de paróquia é que foi criada a Vila do Cabo de Santo Agostinho.
Hoje, a cidade é considerada um dos principais pólos industriais do Estado de Pernambuco abrigando o Complexo portuário de Suape que por sua vez, possui em suas dependências centenas de empresas nacionais e multinacionais gerando emprego, renda e cada vez mais desenvolvimento para o município.







TEXTO: ClaudiaCarneiro
FONTE: Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho

Um comentário:

 Taxilunar disse...

Na realidade o Complexo de Suape é de Ipojuca, e o que acontece na região, não é desenvolvimento e sim crescimento, pois não se consebe desenvolvimento sem sustentabilidade.

Vips